Se você não costuma acompanhar as notícias do mercado imobiliário, provavelmente não deve conhecer todos os termos utilizados pelos profissionais do ramo. 

Então, para não correr o risco de ficar de fora de nenhuma discussão importante, continue lendo este post e descubra o nosso glossário:

Averbação

O primeiro da nossa lista de termos refere-se ao processo de formalização de toda e qualquer alteração que seja feita em um determinado imóvel no cartório. Por exemplo, a mudança de nome da rua na qual ele está localizado.

A averbação garante segurança para o proprietário em relação a qualquer processo que seja feito futuramente.

Alvará

Documento emitido por órgão público de um município que autoriza a realização de uma obra, restauração, demolição, etc. 

Alienação Fiduciária

Mais um dos termos com a letra A. Estamos falando da transferência de um imóvel para uma instituição financeira, como garantia para obtenção de empréstimo contraído pelo proprietário.

Caução

Modalidade de garantia locatícia, na qual o inquilino fornece uma determinada quantia – pode ser o valor de três meses do aluguel – antecipadamente. A quantia fica guardada em uma conta e, caso ocorra qualquer situação que cause inadimplência, o proprietário recebe esse valor.

Certidão de Matrícula do Imóvel

Documento no qual estão registrados todos os termos dos atos praticados em relação a um imóvel (como venda, penhora, hipoteca, etc.).

Condomínio

Conjunto de casas ou apartamentos que possuem despesas em comum. Taxa cobrada aos moradores de um mesmo endereço relativa a serviços e despesas das quais todos usufruem.

Escritura

Documento oficial que atesta a transmissão e propriedade de um bem imóvel, lavrado em cartório e com firma reconhecida.

Fiador

Pessoa física ou jurídica atrelada ao locatário de um imóvel, responsável por cumprir com os termos e despesas da propriedade em caso de inadimplência do interessado.

Habite-se

Chegamos a metade no nosso glossário de termos. O Habite-se é a autorização emitida pela prefeitura, após a devida vistoria, para a ocupação de im imóvel recém construído/reformado.

ITBI

Imposto municipal cobrado ao comprador de um imóvel quando ocorre a transmissão do bem de uma pessoa para outra.

Lei do Inquilinato

Lei Nº 8.245 expedida no ano de 1991, que determina os termos e condições para que o processo de aluguel de propriedades urbanas esteja regularizado.

Locador

Pessoa ou instituição que detém a propriedade de um imóvel e cede o seu uso durante a vigência de um contrato de locação.

Locatário

Pessoa ou empresa que obtém o direito de uso de um imóvel de acordo com os termos de um contrato de locação estabelecido.

Matrícula do Imóvel

Número intransmutável de registro de um determinado imóvel no cartório do município no qual o mesmo se encontra.

Seguro Fiança

Outra forma de garantia para locação estabelecida por uma companhia de seguros ou instituição financeira, que possui termos para o saque do valor pelo proprietário.

Zoneamento

Último dos termos da nossa lista. Trata da divisão de um município em zonas, de acordo com a principal finalidade da região. Por exemplo, zona residencial, comercial, industrial, área de preservação ambiental, etc.

E aí, você já conhecia algum desses termos utilizados no mercado imobiliário?